Home HEALTH Confirmado segundo caso de meningite em Imbituba, no Sul de Santa Catarina – NSC Total

Confirmado segundo caso de meningite em Imbituba, no Sul de Santa Catarina – NSC Total

by admin2 admin2
19 views

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) confirmou mais um caso de meningite em Imbituba no Sul do Estado, nesta quarta-feira (19). A menina de 12 anos estudava na mesma escola onde ocorreu o primeiro registro, e está internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão. O estado de saúde dela é estável. As aulas na cidade estão suspensas até segunda feira (24).

Apesar das duas estudantes frequentarem o mesmo colégio, a Dive-SC afirma que não há relação entre os casos. Isso porque as bactérias são diferentes, a garota que morreu no último domingo estava infectada pela bactéria Neisseria meningitidis (ou meningococo), já a jovem hospitalizada foi afetada pela Streptococcus pneumoniae.

— A gente não pode ser um difusor do pânico. Não temos um surto estabelecido, muito menos uma epidemia. Por mais que seja coincidência, o que nós temos são dois casos isolados. — disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

No Brasil existem 12 subtipos diferentes da meningocócica e os principais sorogrupos circulantes (que causam a maioria dos casos) são B, C, W e Y. Hoje, o SUS oferece apenas a vacina contra o sorotipo C, indicada para bebês (aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses) e adolescentes (dos 11 aos 14 anos).

Aulas Suspensas

A prefeitura em parceria com a secretaria de saúde definiu que, nas escolas municipais, estaduais e particulares de Imbituba, as aulas só retornarão na próxima segunda-feira (24), após uma higienização completa nas instituições. Além disso, os Jogos Estudantis seguem suspensos para evitar aglomeração de pessoas.

Transmissão

A meningite meningocócica é transmitida por meio das vias respiratórias, no contato com secreções, gotículas do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. A propagação é facilitada em ambientes fechados e sem ventilação. Pessoas residentes na mesma casa, que compartilham dormitórios ou alojamentos estão suscetíveis ao contágio, que também pode ocorrer em creches, escolas, acampamentos ou locais em que há aglomeração de pessoas.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas.

Read More

You may also like

Leave a Comment